sábado, 16 de julho de 2011

A arca e o titanic

O Titanic e a Arca de Noé
A bênção de Deus é o que faz toda diferença na vida.
Quando Deus está na frente, até o que tinha tudo para dar errado, dá certo e até aquele que tinha tudo para não ser nada se torna grande. E o contrário é uma realidade.
Começando no capítulo 6 de Gênesis, há uma parte da história da humanidade em que os homens se corrompem, se pervertem permanecendo com o coração maldoso. E Deus Se arrepende de ter criado o homem. Decidiu, então, fazê-lo desaparecer da face da terra, bem como os animais e as aves. Porém, Ele foi benevolente com Noé, homem justo e que andava nos caminhos do Senhor.
Deus, então, anuncia o dilúvio e ordena que Noé construa a arca. Os que não estivessem nela, morreriam. E Noé fez o que Deus ordenou.
Noé tinha 500 anos. Usou cem anos na construção da arca. Noé nunca havia construído uma arca, não tinha equipamento nem tecnologia avançada ao seu dispor, portanto, tinha tudo para dar errado. A arca tinha de ser muito grande, muito forte e resistente: nela teria que caber toda espécie de animal e suportar as atrocidades do dilúvio. E tudo deu certo, porque Noé tinha a bênção de Deus.
O dilúvio foi realmente forte durante quarenta dias, cobriu todas as montanhas e os seres viventes desapareceram da terra. Restou somente Noé e os que estavam na arca.
Imagino a violência das águas! E a arca foi construída por um homem de muita idade, sem nenhuma tecnologia avançada, sem experiência, mas que vivia sobre a bênção de Deus.
A bênção de Deus na vida de um homem fez toda diferença nesse acontecimento.
Reporto-me ao Titanic. Há oitenta anos, construído e considerado grande e poderoso; uma construção incrível! Até hoje chama a atenção do mundo. Tinha tudo para dar certo: anos de planejamento, investimento elevado, profissionais especializados, tecnologia avançada. “Titanic era insubmersível; jamais afundaria.” “Nem Deus o afundaria”, tem-se notícia que foi dito.
Considerado o maior objeto móvel construído pelo homem, e tendo tudo para dar certo, deu errado. Afundou na primeira viagem, em que muitas vidas pereceram.
A arca de Noé agüentou firme quarenta dias. O Titanic não agüentou nenhuma viagem. Aos olhos humanos o Titanic era infinitamente superior. Porém, a Arca de Noé estava sobre as bênçãos de Deus.
Meu objetivo com essas comparações é mostrar que o homem sem Deus não é nada, que quando falta a bênção de Deus falta tudo e quando se tem a bênção do todo Poderoso se tem a garantia da vitória. Quantos que tem tudo para vencer mas não vencem; talvez, seja o seu caso; de repente você olha para sua vida e não entende porque as coisas não têm dado certo para você. Não são poucos aqueles que muito se esforçam, mas que nada alcançam , dão tudo de si mas não atingem seus objetivos. O Senhor Jesus disse que sem Ele nada podemos fazer.
Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim Deus dá aos seus amados enquanto dormem ( Salmo 127.2).
Quantos estão exatamente como diz o versículo acima: levantam de madrugada, dormem tarde, vivem cansados, são pessoas esforçadas mas não atingem seus objetivos, pois, estão lutando na força de seu próprio braço e não na força de Deus. A Bíblia diz que Deus dá a vitória aos Seus enquanto dormem, e isto não significa que não temos que nos esforçar, mas significa que a nossa vitória virá das mãos de Deus.
Caro leitor, coloque Deus a frente de sua vida e não lute mais na força de seu braço, lute na força de Deus e dependa somente do Senhor Jesus e de mais nada, permita que o Espírito Santo dirija sua vida, coloque Deus e sua obra em primeiro lugar e assim com certeza você atingirá resultados que estarão até mesmo acima de suas próprias expectativas. Busque em primeiro lugar o reino dos céus e todas as outras coisas lhe serão acrescentadas, trabalhe em parceria com Deus, faça sua parte e seja fiel a Deus, faça todo o possível e o impossível Ele fará por você. Saia do Titanic e entre na Arca de Noé, se não quiser afundar será a melhor escolha.
Assim diz o Senhor: Maldito homem que confia no homem e faz da carne o seu braço e aparta o seu coração do Senhor!
Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor (Jeremias 17.5 e 7).

Pb. José Valdo Caetano

My Flickr: